Ementas da Programação

Segunda-feira 29 de Agosto de 2011


14-16h Abertura
Abertura da XXVII Semana Acadêmica de Biologia.
Componentes da mesa:
Silvia das Graças Pompolo (Coordenadora do Curso Diurno de Ciências Biológicas)
Renata Maria Strozi Alves Meira (Coordenadora do Curso Noturno de Ciências Biológicas)
Rita Maria de Carvalho Okano (Professora Chefe do Departamento de Biologia Vegetal)
Jorge Abdala Dergam (Professor Chefe do Departamento de Biologia Animal)
Marcos Rogério Tótola (Professor Chefe do Departamento de Microbiologia)
Marcelo Coutinho Picanço (Professor Chefe do Departamento de Entomologia)
Clóvis Andrade Neves (Professor Chefe do Departamento de Biologia Geral)

16-18h Biologia UFV 40 Anos

Componentes da mesa:
Professor Marco Aurélio Pedrón e Silva (Ex-docente do Departamento de Biologia Vegetal)
Silvia das Graças Pompolo (Coordenadora do Curso Diurno de Ciências Biológicas)
Rosângela Felga de Souza (Laboratorista do Departamento de Biologia Geral)


19-21h A UFV não se faz só de estudantes e professores
A universidade não funciona apenas ali dentro da sala de aula, com estudantes e professores(as). Além da gente estão a mil por hora outros e outras trabalhadores(as) para fazer esta universidade funcionar, entre estes os servidores e as servidoras. Achamos importante um espaço que levante elementos sobre universidade e sobre a biologia nesses 40 anos sob a perspectiva dessas pessoas que há muitos anos vem construindo a UFV com todos e todas nós. Para esse espaço contamos com a participação de servidores(as) para que tragam reflexões sobre nosso histórico e sobre a importância de sua atuação na universidade.

Terça-feira 30 de Agosto de 2011

8-10h O que é ciência? (Em construção)
Componentes da mesa:
Professora France Coelho Gontijo (Departamento de Extensão Rural)
Professor Rafael Gustavo Rigolon (Departamento de Biologia Geral)
Professora Daniela Alves de Alves (Departamento de Ciências Sociais)


10-12h Extensão em debate: História e perspectivas
Componentes da mesa:
Larissa S. Ferreira da Costa (Bióloga graduada na UFV/ Centro de Tecnologias Alternativas)
Maria Simone Euclides (Graduada em Pedagogia- Universidade Federal de Viçosa /Mestranda em Extensão Rural- Departamento de Economia Rural)

Esse é um espaço que visa problematizar a Extensão Universitária como um dos três pilares das universidades brasileiras. Para isso se fará uma conceituação do termo e um resgate histórico da extensão no Brasil e na UFV. Junto a esse histórico, a crítica à prática da Extensão também será feita. Problematizando desde o seu caráter até a sua valorização no meio acadêmico comparativamente com a da pesquisa e o do ensino. Casos de práticas de extensão na Biologia UFV serão levantados e problematizados. Além disso, serão discutidas quais são as perspectivas para a prática da Extensão.

14-16h Desvalorização do professor
Componentes da mesa:
Luiz Seixas (Primeiro Vice-Presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior- ANDES)
Paulo Rossi ( Diretor de Comunicação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação)

Você já parou para pensar porque uma profissão tão importante, essencial para a sociedade, é tão precarizada? O objetivo do espaço Desvalorização do Professor vai ser justamente este, tentar responder essa pergunta. Entender o por que da profissão ser tão desvalorizada e quais são os processos, os agentes, e as influencias por trás desse processo é de fundamental importancia para podermos reverter essas situação. Na mesa tambem será abordado a situação dos professores da rede pública do Estado cuja estão em greve por melhores condições de trabalho e uma educação de qualidade. Além de discutir sobre os docentes do ensino superior que estão com o indicativo de greve para ainda este semestre.

16-18h Por que a educação não está salvando o mundo?
Neste Grupo de Discussão se buscará debater questões da Educação Brasileira. Desvalorização dos educadores, formação de professores nas Universidades, problemas nas escolas, dentre outras questões são frutos da ideologia da sociedade atual. Através de uma contextualização crítica da história dessas questões irá se problematizar a Licenciatura na UFV e no Brasil, buscando-se enxergar e construir demandas e novas perspectivas para a Educação do nosso curso.

19-21h A natureza dos Conflitos Ambientais.
Componentes da mesa:
Éder Carneiro (Professor da Universidade Federal de São João Del Rei/ Coordenador do Núcleo de Investigação em Justiça Ambiental -NINJA)

O objetivo do espaço é discutir sobre a origem dos conflitos ambientais, os atores comumente envolvidos e as deficiências das políticas ambientais que favorecem a ocorrência dos conflitos. No espaço teremos uma mesa com um Professor explanando sobre os impactos do desenvolvimento clássico vigente nas comunidades tradicionais, a origem dos conflitos em decorrência deste modelo de desenvolvimento e uma análise sobre as ferramentas da Política ambiental brasileira. Em seguida teremos um depoimento de um membro do Movimento dos Atingidos por barragens (MAB) expondo sob a ótica do atingido como um empreendimento chega até as comunidades locais.

Quarta-feira 31 de Agosto de 2011


8-10h Contribuições da UFV para o Cenário da Biologia Molecular
Componentes da mesa:
Professora Marisa Vieira de Queiroz (Departamento de Microbiologia)

O espaço apresentará elementos referentes ao cenário internacional da Biologia Molecular nos últimos 40 anos, ressaltando o posicionamento e as contribuições dos laboratórios e as linhas de pesquisas da Universidade Federal de Viçosa nesse contexto. Serão abordados também panoramas e perspectivas relacionados às recentes descobertas científicas nessa área.

10-12h- Ciência e Tecnologia: Pra que e pra quem?
O investimento em produção tecnológica tem sido crescente em nosso país e muitas pesquisas são desenvolvidas em nossa instituição. Diante disso o Grupo de Discussão em Ciência e Tecnologia é um espaço que propõe uma reflexão e debate sobre temas pertinentes, tais como o que é ciência e tecnologia, para quem e porque ela é feita, como ela contribui para a sociedade e o que se produz dentro da UFV.

14-16h A sociedade se movimentando
Quantas pessoas já não se depararam com temas polêmicos, como por exemplo, movimentos sociais. Mas por que este tema é tão polemico? Será por conta da imagem que a mídia passa, através de falsos estereótipos? Será por falta de informação? Afinal, por que estes se organizam? Pelo que lutam?Será que somos tão diferentes em nossas ideias? Como a ciência que nós produzimos afeta esta parte da sociedade? Este espaço busca trazer elementos que contribuam para desmistificar,aproximar, ou apenas entender algumas dessas questões que envolvem nosso cotidiano.

16-18h ELO (Espaço de Livre Organização)
Este espaço tem como objetivo apresentar e aproximar a comunidade acadêmica a diversos grupos que hoje estão atuando dentro da Universidade, tais grupos tem objetivos variados, desde a música e a cultura popular até à agroecologia. Para propiciar este contato, os grupos mostrarão sua cara dizendo como se organizam e seus objetivos, utilizando da livre organização desse espaço para tal.

19-21h Inovações tecnológicas na UFV
A produção tecnológica tem sido uma das grandes iniciativas do nosso governo no atual cenário de globalização. E a busca por idéias inovadoras tem sido o objetivo de inúmeras instituições que visam o desenvolvimento de nosso país. E a UFV, nos seus 85 anos de história, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento tecnológico de diferentes áreas de pesquisa. Dessa forma, este espaço tem como objetivo abordar o que já foi produzido e o que se produz em nossa instituição e a contribuição dessas pesquisas para a sociedade e a economia brasileira.

Quinta-feira 01 de Setembro de 2011


8-10h Conflitos ambientais em Minas Gerais
Componentes da mesa:
Saulo Alvares de Albuquerque (Movimentos pelas Serras e Águas de Minas)
Isabela Lopes Cançado (Movimentos pelas Serras e Águas de Minas)

Esta mesa pretende contextualizar os conflitos ambientais existentes em Minas Gerais.
Será composta de dois representantes do Movimento pelas Serras e Águas de Minas
(MovSAM), movimento inserido na temática de questão socioambiental de Minas
Gerais.
O objetivo do espaço é de ser informativo, que apresente o panorama de Minas Gerais
ressaltando atuais mobilizações e lutas e que promova a agitação entre os estudantes.
O espaço terá uma perspectiva de atuação no intuito de estimular que o estudante
reconheça que outras formas de atuação são possíveis e necessárias, e que se necessita
de biólogos e biólogas inseridos nos diversos lugares em prol do povo brasileiro.

10-12h Atuação Profissional d@ Biólog@
Componentes da mesa:
Letícia Faria de Oliveira (Bióloga graduada na UFV/ Movimento dos Atingidos por Barragens)

Com mais de 300 áreas para atuação, o curso de Ciências Biológicas oferece uma gama enorme de possibilidades para os futuros profissionais. Essa enorme diversidade de atuação também gera muitas dúvidas. Onde e como atuar são perguntas que sempre perpassam por nossas cabeças. Quais são os desafios? As dificuldades? Os pontos positivos e negativos? Qual a contribuição dessa atuação para a sociedade? Com o objetivo de mostrar onde e como atuam biólogos e biólogas formados na UFV, focando em setores que normalmente não temos contato na vida acadêmica, esse espaço será uma mesa redonda entre profissionais que atuam em ONGs, Movimentos Sociais, empresas e órgãos estatais. Conheça algumas das possibilidades oferecidas pelo curso e a contribuição deste para o trabalho de profissionais de diferentes áreas.

14-16h A realidade rural está longe da cidade?
Componentes da Mesa:
Daniela da Silva Cordeiro (Estudante de Agronomia da UFV e membro da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil)
Lucas Lemos (Engenheiro Florestal graduado na UFV/ Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra)
Mariana Aparecida Gomes da Silva Correia (Agricultora familiar e coordenadora do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Espera Feliz)

Para o espaço haverá colaboração de dois palestrantes e debate em plenária. Este espaço visa gerar reflexões sobre a questão agrária no Brasil e relacionar esse quadro com a Universidade Federal de Viçosa. Através de um panorama geral do papel que a UFV assumiu e assume historicamente no cenário da produção agrícola brasileira, pretende-se compreender as bases sobre as quais se sustenta o modelo hegemônico de desenvolvimento para o campo, o agronegócio.

16-18h Discutindo o Código Florestal
O Grupo de discussão sobre o Código Florestal é um espaço para que os/as estudantes
debatam várias questões acerca do Novo Código Florestal. Primeiramente, o que é
o código florestal? Vamos tentar entender a sua finalidade, as forças envolvidas no
processo, o porquê de um Novo Código Florestal, as medidas de alteração do Código,
refletindo assim a origem histórica de criação deste. Com este espaço, tenta-se também
repensar a nossa formação acadêmica e cidadã.

19-21h O que é Agroecologia?
Componentes da mesa:
Daniely de Cássia Deliberali ( Engenheira Agrônoma graduada na UFV/ Mestrando em Solos e Nutrição das Plantas)
Professor José Henrique Schroeder (Departamento de Biologia Geral)

O espaço será um mesa composta por três paletrantes e haverá debate em plenária. Neste os e as palestrantes levantarão reflexões sobre o que é agroecologia, como se dá a sua prática cotidiana no campo, sua relação com a soberania e segurança alimentar e com o uso da terra. Além disso, o espaço busca situar os e as estudantes de biologia nesse contexto e gerar reflexões sobre o seu papel e seu compromisso com a sociedade.

Sexta-feira 02 de Setembro de 2011

8-10h O que é o REUNI?
Componentes da mesa:
Lucas Braga de Ávila Salgado (Estudante do Curso Noturno de Ciências Biológicas da UFV/ Representante discente da Câmara de Ensino da UFV/ Centro Acadêmico de Biologia-UFV)
Marilene de Melo Vieira (Departamento de Educação)

Esta mesa vem no intuito de trazer um debate inicial sobre a implementação do REUNI
(Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), política implementada em 2007 que interfere diretamente no dia-a-dia da universidade e dos sujeitos que nela estão inseridos.
Objetivo: explicar o que é o Reuni, de onde veio e como se deu sua implementação na UFV, bem como evidenciar os reflexos da adoção deste programa na estrutura física, no quadro de professores e servidores e no meio estudantil, enfatizando a necessidade de se pensar e agir em prol de políticas de assistência estudantil a fim de garantir a permanência qualitativa do estudante na universidade.

10-12h Estudantes além da sala de aula

Componentes da mesa: Talita Vitorino Araújo da Silva (Centro Acadêmico de Biologia-UFV)
Dalana Campos Muscardi (Doutoranda pela UFV e ex-membro do CABio)

Este espaço visa um maior esclarecimento em relação aos estudantes de biologia sobre o que é o movimento estudantil da biologia, seu histórico, pelo que ele reivindica suas demandas e sua atuação em Viçosa e na UFV. Esse espaço contará com a presença de 3 participantes (um membro atual do CABio, um membro ativo na ENEBio e um ex-membro do CABio).


14-16h Assembleia
 É um espaço de reunião, em que os estudantes irão discutir os temas e propostas elaboradas ao longo da semana e planejar um cronograma de atividades para que estas sejam concretizadas nos próximos anos.



16-18h Avaliação da XXVII SABio
Este espaço tem como objetivo trazer reflexões acerca da XXVII Semana Acadêmica de Biologia. Além de avaliá-la levantando seus pontos negativos e positivos, o espaço irá elaborar propostas para a próxima SABio.